segunda-feira, 26 de julho de 2010

COMO FUNCIONAM OS SONHOS - Controlando os sonhos



Sonhos vívidos
Há muitas pesquisas em andamento sobre controle do sonho, em especial, sobre as áreas do sonho vívido e da incubação do sonho. O sonho vívido é uma habilidade aprendida e ocorre quando você está sonhando. Você percebe que está sonhando e é capaz de controlar o que acontece no sonho, tudo enquanto ainda está dormindo.

Ser capaz de controlar seus sonhos seria uma coisa muito legal de se fazer, mas é uma habilidade muito difícil que geralmente requer treinamento especial. Estima-se que menos de 100 mil pessoas nos Estados Unidos tenham a habilidade de ter sonhos vívidos. Embora os sonhos vívidos sejam mencionados ao longo da história, foi apenas em 1959, na Universidade Johann Wolfgang Goethe, que uma técnica eficaz de indução de sonho vívido foi desenvolvida e uma verdadeira pesquisa a respeito deste fenômeno começou acontecer. Em 1989, Paul Tholey, um pesquisador de sonhos, escreveu sobre a técnica que ele estava estudando para induzir sonhos vívidos. Chamaram-na de técnica de reflexão e, basicamente, envolvia perguntar para si mesmo por todo o dia se você estava acordado ou sonhando. Mais pesquisas indicaram a necessidade de praticar o reconhecimento de ocorrências estranhas ou sinais de sonhos, que seriam sinais de que aquilo era sonho e não realidade.

Stephen LaBerge da Universidade de Stanford, fundador do Instituto da Lucidez (em inglês), Lynne Levitan e outros atuais pesquisadores de sonho estudaram as técnicas de sonhos vívidos exaustivamente. Eles se referiam à técnica similar do método de reflexão de Tholey, o que chamavam de "teste de realidade". Esta técnica e outra chamada MILD (Indução Mnemônica dos Sonhos Vívidos) estiveram entre as técnicas de sonhos lúcidos de maior sucesso.

A técnica MILD consistia em lembretes similares ao método de teste de realidade, mas focava tais lembretes à noite em vez de fazer isso ao longo do dia e da noite. A MILD começa por dizer a você mesmo, quando for dormir, que se lembrará de seus sonhos. Então você concentra sua atenção em reconhecer quando estiver sonhando e lembrando de que aquilo é um sonho. Daí você se concentra na reentrada de um sonho recente procurando por pistas de que na verdade é um sonho. Imagine o que gostaria de fazer naquele sonho. Por exemplo, você pode querer voar, então imagine-se voando no sonho. Você repete estes dois passos (reconhecendo quando estiver sonhando e reentrando em um sonho) até que você caia no sono. Usando esta técnica, o Dr. LaBerge foi capaz de ter sonhos vívidos à vontade. Devido a este tipo de técnica requerer muito treinamento mental, LaBerge está agora fazendo pesquisas usando estímulos externos para induzir sonhos vívidos.

Embora os sonhos vívidos pareçam apenas um modo legal de se entrar na fantasia, eles também têm várias outras aplicações. De acordo com LaBerge, por exemplo, um sonho vívido pode ajudar no desenvolvimento pessoal, realçando a auto-confiança, superando pesadelos, melhorando a saúde mental (e talvez a física) e facilitando a criatividade para resolver problemas. LaBerge também afirma:

O sonho vívido pode dar às pessoas portadoras de deficiência física a possibilidade mais próxima para realizar seus sonhos impossíveis: paralíticos podem andar de novo em seus sonhos, ou até mesmo dançar, voar e satisfazer emocionalmente suas fantasias eróticas. Tal prática sensório-motora pode facilitar consideravelmente a recuperação do derrame.

Finalmente, o sonho vívido pode funcionar como um "simulador de mundo". Assim como um simulador de vôo permite às pessoas aprender a voar em um ambiente seguro, o sonho vívido pode permitir que elas aprendam a viver em qualquer mundo imaginável para experimentarem e escolherem melhor os vários futuros possíveis.


Incubação de sonho
A incubação de sonho está plantando uma semente para que um tópico específico de sonho aconteça. Por exemplo, você pode ir dormir repetindo para si mesmo que vai sonhar com uma apresentação que está por vir ou com as férias que acabou de tirar. Aqueles que acreditam em resolver problemas através dos sonhos usam esta técnica para direcionar seus sonhos a um assunto específico.

Enquanto algo similar ao sonho lúcido pode ser resolvido naqueles parâmetros, a incubação de sonho foca apenas uma questão específica quando vamos dormir. Vários estudos monstram que este método pode ser um sucesso depois de um tempo. Por exemplo, em um estudo na Faculdade de Medicina de Harvard, a Dra. Diedre Barret tinha seus estudantes focados em um problema antes de irem dormir e descobriram que foi possível chegar a soluções inovadoras nos sonhos, que estão sendo prósperas tanto para eles quanto para pessoas de fora. Nos estudos dela, dois terços dos participantes tinham sonhos que abordavam seu problema de escolha e um terço realmente chegava a soluções durante os sonhos.


( FONTE - http://ciencia.hsw.uol.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário