segunda-feira, 26 de julho de 2010

COMO FUNCIONAM OS SONHOS - Lembrança do sonho


Dizem que 5 minutos depois do fim de um sonho, esquecemos 50% do seu conteúdo. Dez minutos mais tarde, esquecemos 90% de seu conteúdo. Por que isso acontece? Não esquecemos das nossas ações diárias tão rápido. Por serem tão difíceis de se lembrar, parece que a importância deles é menor.

Teorias
Freud criou a teoria de que esquecemos dos sonhos porque eles contêm nossos pensamentos e desejos reprimidos, portanto, não iríamos querer lembrá-los de qualquer maneira. Outra pesquisa aponta para a simples razão de que outras coisas entram no caminho. Estamos sempre pensando, então, lembrar de alguma coisa quando acordamos é difícil.

L. Strumpell, um pesquisador de sonhos da mesma época de Freud, acreditava que várias coisas contribuíam para não sermos capazes de lembrar dos sonhos. Em primeiro lugar, ele dizia que muitas coisas são rapidamente esquecidas quando você acorda, como as sensações físicas. Ele também considerou o fato de que muitas imagens do sonho não são tão intensas e, conseqüentemente, seriam facilmente esquecidas. Uma outra razão, provavelmente a mais forte de suas teorias, é que tradicionalmente aprendemos as coisas e lembramos delas tanto por associação quanto por repetição. Como, em geral, os sonhos são únicos e de algum modo vagos, é uma razão para não conseguirmos lembrá-los. Por exemplo, se alguém fala uma frase para você que não faz sentido de imediato no que já vivenciou, talvez você precise que a pessoa repita-a para lembrá-la ou até entendê-la. Já que não podemos voltar para nossos sonhos para vivenciar algo de novo, os detalhes que são alheios à nossa experiência sempre nos escapam.

Como lembrar dos seus sonhos

Há muitas fontes tanto na web quanto impressas que vão te dar dicas sobre como lembrar de seus sonhos. Aqueles que acreditam que temos muito a aprender sobre nós mesmos com nossos sonhos são grandes patrocinadores das revistas sobre sonho. Aqui estão alguns passos que podem ajudá-lo a lembrar mais de seu sonho:

* Quando você for dormir, diga a si mesmo que vai se lembrar de seus sonhos.
* Acerte seu despertador para cada uma hora e meia e você vai despertar nos horários que terminará o sono REM, quando você irá provavelmente se lembrar de seus sonhos (ou beba bastante água, antes de ir dormir, para assegurar-se de que terá de acordar pelo menos uma vez no meio da noite).
* Deixe um bloco de papel e lápis próximo à sua cama.
* Tente acordar devagar para se manter no "clima" do seu último sonho.


A criatividade e as invenções que vieram dos sonhos

Ao longo da história, inventores, escritores, artistas e cientistas têm resolvido problemas nos seus sonhos.

* Kekulé, o químico alemão que descobriu a estrutura da molécula do benzeno, trabalhou incansavelmente para imaginá-la. Em um sonho, ele viu cobras formando círculos com suas caudas na boca. Quando ele acordou, percebeu que a molécula de benzeno, diferente de todos os outros componentes orgânicos conhecidos, tinha uma estrutura circular em vez de linear.
* O inventor da máquina de costura, Elias Howe, se esforçou, em 1884, para imaginar como a agulha poderia funcionar em uma máquina de costura. Em um sonho, ele estava cercado por tribos nativas com lanças que tinham um buraco na ponta. Quando ele acordou, percebeu que uma agulha com um buraco na ponta resolveria seu problema.
* Mary Shelly, autora de "Frankenstein," teve a idéia da história a partir de um sonho.
* Edgar Allan Poe se inspirou em um sonho em que apareciam grandes olhos luminosos para sua história "Lady Ligia."
* Muitos músicos, incluindo Paul McCartney, Billy Joel e Beethoven, encontravam inspiração para sua música nos sonhos. Alguns escutam arranjos musicais em seus sonhos, enquanto outros escutam as letras das músicas.
* O jogador de golfe Jack Nicklaus descobriu uma nova maneira de manter seu clube de golfe em um sonho que ele julga ter sido a razão da melhora significativa em seu jogo de golfe.

( FONTE - http://ciencia.hsw.uol.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário