sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AMOR, MEDO, ALEGRIA, TRISTEZA e RAIVA.

A princípio temos 5 emoções básicas : AMOR, MEDO, ALEGRIA, TRISTEZA e RAIVA.
È muito importante termos o com conhecimento de que para uma emoção acontecer deve haver um estímulo. Este estímulo desencadeia a emoção referente que por sua vez terá um tipo de expressão no ambiente, trazendo uma conseqüência positiva ou negativa para o indivíduo .

Estímulo ------ Emoção ------- Expressão ------- Comportamento ----- Conseqüências(Resultados)

Tendo noção deste processo fica mais fácil entender como as emoções influenciam em nossos relacionamentos e no nosso ambiente( familiar, social, trabalho).

Estímulo : O estímulo que desencadeia a emoção pode ser de qualquer natureza. E o mais importante é lembrarmos que até nosso PENSAMENTO pode funcionar como estímulo, ao produzir determinadas imagens mentais.
Daí a importância de termos certo controle sobre nossos pensamentos, pois sendo ou não reais, vão estimular e produzir emoções. Até mesmo "fantasias", imaginação, desencadeiam emoções.
Portanto, este estímulo pode ser real ou imaginário.
Uma característica que nos leva a ficar atentos sobre o que produzimos em nossos pensamentos.
Ex: Uma pessoa pode imaginar que um colega de trabalho está falando mal dela para a chefia. Isto desencadeia uma emoção de raiva, tristeza e medo. Consideradas as mais intensas e de maior dificuldade de controle. Diante destas emoções um determinado comportamento vai se instalar como expressão destas.
Este comportamento vai variar de acordo com a intensidade destas emoções e de acordo com a característica da pessoa tendo uma conseqüência em seu ambiente de trabalho ( poderá ficar agressivo, gritar, se isolar, pedir demissão, perseguir, dialogar, tentar conversar, etc)

Emoção : As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas em si. Podemos controlar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas, isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.
A raiva e o medo são consideradas as mais intensas e as de maior dificuldade de controle em sua expressão.
Ao mesmo tempo que são consideradas importantes para nossa sobrevivência, podem nos trazer sérias conseqüências diante do outro e de nós mesmos.
A maior difficuldade da sociedade moderna hoje em dia é sobre o controle destas emoções , já que podem gerar comportamentos agressivos e incontroláveis.
Tanto que temos o código penal para nos proteger das possíveis expressões destas emoções.
Daí a importância de se trabalhar muito bem estas emoções na questão do auto conhecimento e do auto controle.
São fundamentais para proporcionar relacionamentos de qualidade.

Expressão emocional : Considerada a fase do processo onde temos mais probabilidade de controle. Entender o funcionamento do processo emocional é ter maior capacidade e habilidade de controlar-se.
Esta expressão vai desencadear comportamentos que serão aprovados ou não pela sociedade em geral e por nós mesmos.
É esta expressão emocional que vai determinar uma outra emoção secundária; A CULPA.
Se nos expressamos com comportamentos que terão conseqüências positivas tudo fica bem, mas se o comportamento nos traz consequ~encias negativas , a culpa pode acontecer.

Comportamento : Pode -se dizer que é a parte visível das emoções. Quando julgamos alguém, nos referimos ao comportamento e dificilmente à emoção propriamente dita.
O comportamento é que vai determinar a imagem que o outro tem de mim mesma.
É através deles que formamos conceitos e nos relacionamos.

Conseqüências : As conseqüências do nosso comportamento podem ser positivas ou negativas , dependendo da aprovação social e da nossa própria sensação de tranqüilidade ou intranqüilidade diante de tal expressão.
A conseqüência de um comportamento ta diretamente ligada ao grau de satisfação existente.
São estas conseqüências que nos darão a indicação de caminhos com resultados adequados ou não, nos dando possibilidade de auto avaliação.


Penso que para iniciar um bom entendimento sobre nossas emoções este é o primeiro conhecimento importante de se ter.
Há algum tempo atrás as emoções eram tidas como alguma coisa muito subjetiva, abstratas. Hoje já se tem com muita precisão as correlações com substâncias cerebrais( neurotransmissores e hormônios), onde a neurociência nos traz informações importantes para se entender este processo.


Escrito por:
Tânia Regina O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário