segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A PNL



A PNL nos guia para nosso poder pessoal, através de nossa força interior. Nada nem ninguém pode impedí-lo: tudo depende de si mesmo. Assim, Permita-te Navegar Livremente para um esplendido e atrativo futuro: que cada um o escolha.

Premissas básicas da PNL

1) O mapa nao é o território. O que percebemos do mundo é somente nossa interpretação subjetiva o “mapa do mundo”, porém isso não quer dizer que seja a realidade. Existem tantas realidades como individuos.

2) Se uma pessoa pode fazer algo, qualquer outra pode aprender a fazê-lo. Se alguém pode, você também pode. Nossas capacidades estão latentes. O que não temos desenvolvido não significa que não possamos fazê-lo.

3) As pessoas estão dotadas de todos os recursos que necessitam. Tudo quanto necessita para viver, seu potencial e todos seus recursos internos estão dentro de você. A unica coisa que falta é saber como acessar a isso na situação apropriada.

4) As pessoas sempre querem fazer o melhor que podem, segundo seus recursos disponíveis em cada momento. Conscientemente, a pessoa não reconhece mais alternativas, porém inconscientemente todas estão a sua disposição. O consciente é a parte que “não sabe que sabe.”

5) O significado de sua comunicação é a resposta que obtém . Como as pessoas te respondem, determinam seu grau de efetividade na comunicação. Se tens problemas de comunicação, é você que tem que aprender a mudar sua forma de “emitir”, já que o “receptor” responderá aos estímulos que receba de você.

6) Cada pessoa processa e pensa de forma distinta. Depende de sua forma de perceber o mundo e dos sentidos que utiliza para isso. Nossa programaçao é individual e se vê afetada ademais por nossos modos de percepção: Visual (vista, imagens), Auditiva (sons, palavras), Kinestésica (tato, sensações ). isso influi em nossa forma de processar a informação e de comunicar-nos com os demais.

7) Cada comportamento é útil em alguma situação ou contexto: tudo o que sabe fazer, seja o que seja, pode te ser útil em algum contexto, objetivo, trabalho ou relação.

8) Sua flexibilidade pessoal determinará seu êxito: flexibilidade para se adaptar à mudança e ao meio em que se encontre, assegurarão o êxito em qualquer âmbito de sua vida.

9) Não existem fracassos, só resultados. A palavra “fracasso” é uma nominação que se refere a resultados obtidos fora de nossas expectativas. Se mudamos a palavra por “resultado” nossa sensação também mudará, dando-nos conta de que podemos fazer para mudar esse resultado na próxima vez.

10) Se o que faz não funciona, faça qualquer outra coisa. Para que continuar fazendo “o mesmo?” qualquer outra coisa que façamos, menos essa que já sabemos que não funciona, nos dará um resultado diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário