domingo, 1 de agosto de 2010

Eneagrama


O Eneagrama é uma ferramenta de diagnóstico, de autoconhecimento, não uma entidade.
De acordo com o Eneagrama, todos temos nove Traços ou “eus”. Porém, um deles deverá ser o chamado Traço Principal, que permeará a nossa visão do mundo e nossas estratégias individuais de comunicação, interpretação da realidade e modo particular de agir e sentir, com as respectivas vantagens e desvantagens.
Quando esses pontos fortes e fracos de nosso Traço Principal são conhecidos e treinados, podemos aumentar nossa qualidade de vida, minimizando os aspectos ditos “negativos”, e melhorando a expressão positiva dos nossos talentos, paixões e vocações pessoais. Assim, potencializamos a realização das nossas metas e objetivos de vida pessoal e profissional.
Esses nove traços básicos, suas vantagens e desvantagens são as seguintes:
Traço 1 – Nosso “eu” ordenado, organizado, certinho, exigente, crítico, perfeccionista. Vantagens: todas as relacionadas à ordem e organização. Desvantagens: as produzidas pela sua teimosia, manias e obsessões.
Traço 2 – Nosso “eu” amoroso, doador, gentil, solidário, preocupado em agradar; não sabe dizer “não”. Vantagens: todas as relacionadas com a amorosidade e solidariedade. Desvantagens: todas as relacionadas à incapacidade de dizer “não” e descuidar de si mesmo.
Traço 3 – Nosso “eu” importante, triunfador, bem-sucedido, que deseja ser admirado. Vantagens: todas as derivadas de uma equilibrada auto-estima. Desvantagens: todas as relacionadas a um narcisismo inseguro e ao esquecimento do sentir.
Traço 4 – Nosso “eu” melancólico, sofredor, romântico, original, diferente, incompreendido. Vantagens: todas as derivadas de uma sensibilidade emocional equilibrada. Desvantagens: sofrimento “tolo”, incapacidade de sentir o presente e o que ele nos brinda.
Traço 5 – Nosso “eu” conhecedor, racional, especialista, estudioso, solitário, observador. Vantagens: as relacionadas à capacidade analítica, à racionalidade e ao pensamento construtivo. Desvantagens: dificuldades de relacionamentos, isolamento e falta de comunicação.
Traço 6 – Nosso “eu” duvidoso, medroso, imaginativo, antiautoritário, fantasioso. Vantagens: cuidadoso, analítico, procura sentir e dar segurança. Desvantagens: medos injustificados, imaginação descontrolada.
Traço 7 – Nosso “eu” engraçado, bon vivant, aventureiro, criativo, inovador, livre. Vantagens: capacidade de planejar e viver plenamente, jovialidade, criatividade. Desvantagens: narcisismo exagerado, perda do senso do equilíbrio e falta de objetivos por temor de perder a liberdade.
Traço 8 – Nosso “eu” controlador, empreendedor, agressivo, autoritário, independente. Vantagens: desbravador, realizador, faz acontecer. Desvantagens: agressividade, falta de amor e comunicação assertiva com os demais.
Traço 9 – Nosso “eu” tranqüilo, protelador, bonachão, esquecido, aberto. Vantagens: todas as relacionadas com a paciência e a capacidade de esperar o melhor momento para agir. Desvantagens: protelação e o esquecimento das necessidades e objetivos pessoais.


Resumo dos Tipos Eneagramáticos. Antes de tudo, devemos observar que os tipos eneagramáticos são como diferentes "personalidades" que atuam em nossa vida psíquica. Em maior ou menor grau, possuímos todos esses traços ou características, sendo que em cada um de nós predomina um deles, o Traço Principal.


TIPO 1
– É metódico, perfeccionista e tem dificuldade para aceitar outros pontos de vista. O pecado: a ira. A virtude a ser conquistada: a serenidade.
Principais Características do Tipo 1: O Perfeccionista.
– Exige muito de si mesmo e supõe que todos compartilham esse desejo de auto-aperfeiçoamento. Fica desapontado com aquilo que percebe como sendo falta de caráter moral nos outros.
– Na infância, seus desejos naturais lhe foram proibidos, fazendo com que aprendesse a bloqueá-los. Foi dolorosamente criticado e, como conseqüência, aprendeu a se monitorar com severidade.
– Acredita que para determinada circunstância só existe uma solução, e que normalmente é a sua. A visão de que podem existir muitos caminhos corretos, ou de que o correto para uma pessoa pode ser incorreto para outra, normalmente não é percebida.
– Acha que os passos necessários para se atingir um determinado objetivo devem ser dados com tanta precisão, que acaba adiando suas decisões por medo de cometer erros. Por isso, muitas vezes corre o risco de não atingir o objetivo.
– Não percebe que nega o prazer para si mesmo. Está tão preocupado com o que "deveria fazer" e com "o que deve ser feito", que raramente se pergunta o que quer da vida.
– Possui um modo de chamar a atenção que visa corrigir erros, gerando uma enorme capacidade de crítica. Revolta-se contra aquilo que parece não funcionar direito à sua volta.
Pontos Fortes do Tipo 1
– Possui ótima capacidade organizacional e é atraído por ambientes que necessitem dessa organização e detalhamento meticulosos.
- São excelentes profissionais nas áreas de ensino, contabilidade, organização de empresas, planejamento a longo prazo, cirurgia plástica, pesquisadores, pregadores, etc.
– Dedica-se de corpo e alma quando reconhece uma boa causa, e é paciente com pessoas que demonstre força de vontade.

TIPO 2
– Faz o estilo mãezona, e acha que pode satisfazer a todos. Em geral, é bondoso e atuante. O pecado: o orgulho. A virtude a ser conquistada: a humildade.
Principais Características do Tipo 2: O Doador.
– Sente uma necessidade constante de se mostrar; precisa se sentir considerado por parte dos outros, evitando, de qualquer forma, ser rejeitado.
– Possui um estilo de atenção que consiste em se alterar para satisfazer as necessidades alheias, o que pode levar a uma relação empática com os sentimentos dos outros e a uma tendência à manipulação.
– Sente-se como se tivesse partes de si distribuídas a cada um de seus amigos, mas nenhum o conhece por inteiro. O hábito de se alterar gera a sensação de ter logrado as pessoas, só lhe mostrando aquilo que ela quer ver.
– Sente orgulho por satisfazer as necessidades alheias, pensando da seguinte forma: "não preciso de ninguém, mas todos precisam de mim".
– O histerismo e a raiva se manifestam quando seus desejos e as necessidades aparecem e entram em conflito com inúmeros “eus” que foram assimilados com o intuito de agradar aos outros.
– Quando criança, a segurança dependia do ato de dar e, por isso, o orgulho de ser necessário aos outros foi desenvolvido.
– O que forneceu aos outros é o que vai esperar em troca. Se o aniversário é lembrado, então o traço 2 quer que o seu seja lembrado.
Pontos Fortes do Tipo 2.
– É excelente profissional em posições nas quais possa fornecer ajuda: assistentes sociais, terapeutas, etc. Possui um alto nível de percepção das necessidades alheias.
– Apresenta grande capacidade de fazer com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas. Capacidade de extrair o melhor dos outros com entusiasmo, sabendo como tornar mais fáceis mudanças difíceis de serem empreendidas.
– Constitui-se como trunfo importantes para um companheiro de equipe, quando este enfrenta alguma adversidade.

TIPO 3
– É performático e vaidoso. Quer admiração e perde a visão do real. Não se curva ao fracasso e é otimista. O pecado: a vaidade. A virtude a ser conquistada: a verdade.
Principais Características do Tipo 3: O Performático.
– É a imagem de um sujeito identificado com o que faz; vive em função de uma máscara para ganhar prêmios, resultados, etc.
– Quando criança, foi apreciada por suas realizações. Não foi orientado quanto às suas sensações ou sentimentos e, então, direciona sua atenção para a conquista do status que lhe assegure o amor na forma de reconhecimento e admiração.
– Vivendo única e exclusivamente da sua imagem, e de forma exagerada, esse tipo o faz pela aprovação que espera do público externo.
– Faz marketing de si mesmo o tempo todo, representando um papel extremamente competitivo. Luta para ser atrativo. Tudo é planejado: suas roupas, sua maneira de sentar, a forma de segurar o cigarro, etc. Necessita ser elogiado e gosta de representar.
– Faz amigos por conveniência, e se alguém tem algum símbolo de poder e/ou status perto dele, ele tem de possuir também.
– Trabalha por recompensas externas sem levar em conta seus sentimentos em relação ao trabalho em si. Exibe uma fachada de aparente otimismo e bem-estar. Para tanto, permanece tão ocupado, que não tem tempo de deixar a vida deprimi-lo.
– O tempo livre é assustador para o que foi condicionado a acreditar que o valor depende do que se faz e não do que se é. O tempo livre também é evitado porque sentimentos pessoais ganharão a consciência e podem interferir na execução do trabalho.
Pontos Fortes do Tipo 3.
– Será um excelente profissional na carreira de gerente, vendedor, publicitário, produtor de imagem, marketing e empregos que dêem margem à promoção.
– Trabalha duro, inspirando outras pessoas a atingir níveis de qualidade pessoal. Possui um entusiasmo contagiante por projetos e metas futuras.
– Auxilia as pessoas a crescer materialmente.

TIPO 4
– É romântico e trágico, quer mudar tudo, mas tem aguda sensibilidade e argumentação afiada. O pecado: a inveja. A virtude a ser conquistada: a equanimidade.
Principais Características do Tipo 4: O Romântico Trágico.
– É o tipo que mais sofre no Eneagrama. Só esteve contente ontem ou vai estar amanhã; hoje, não. Manipula os outros pelo sofrimento, fazendo-se de vítima e usando os amigos para escutar seus problemas e fracassos.
– Possui falsas necessidades, como possuir algo que o outro possui, e cria a imagem de que tudo custa muito, não sendo capaz de realizar; desse modo, se sente infeliz, pois tudo está distante e não é alcançável.
– Pensa não ser digno de receber coisa alguma, e está sempre invejando o lugar do outro. Acredita que a felicidade é sempre para o outro, e não para ele. Sofre por amor ao sofrimento, e fica se queixando sempre.
– Idealiza uma situação futura frustrando-se quando ela acontece porque não era exatamente aquilo que queria, voltando a idealizar.
– Desenvolve um estilo de vida “original”, que seja diferente o suficiente para mudar a idéia fixa de um sujeito rejeitado em um indivíduo prestigiado e que não esteja sujeito a regras comuns. Torna-se rancoroso quando não é reconhecido, não aceitando estar em posição servil nem trabalhar em ambiente comum.
– Possui sentimentos de abandono e perda na infância, com histórias de ter sido abandonado por alguém importante no início da vida, possuindo com freqüência um sentimento de raiva de ter sido privado de alguma coisa.
– Passa a vida oscilando nos extremos – basicamente deprimido ou hiperativo –, com mudanças radicais na emoção: o amor transformando-se em ódio, e a paixão, em apatia.
Pontos Fortes do Tipo 4.
– É excelente bailarino, cantor da noite, modelo fotográfico, dono de ateliês, colecionador, etc.
– Atua em áreas humanas determinadas como metafísica e psicologia, buscando conexões com planos superiores da mente.
– É bom conselheiro e orientador psíquico, ativista ambiental. É atraído pelo ritual e pela arte.

TIPO 5
– Fecha-se por medo e não divide emoções, mas é racional e observador. Concentra-se profundamente. O pecado: a avareza. A virtude a ser conquistada: o desapego.
Principais Características do Tipo 5: O Observador.
– Procura sempre ser auto-suficiente e assume a postura de ermitão, ficando longe da tensão emocional. Leva uma vida reclusa e em geral mental.
– Afasta-se de qualquer coisa que o amedronte e procura ocultar suas próprias ações. Precisa ser auto-suficiente para não se comprometer, lutando para conseguir tudo com seus próprios meios.
– Não se abre e evita tomar decisões por desconfiança. Observa o outro como que querendo tomar algo dele, e o relacionamento é visto como se fosse um negócio.
– Acredita que os desejos e a emoção intensa denotam falta de controle, e quando são dolorosas, devem ser tiradas da mente.
– Pensa ser independente, quando na verdade se afasta de suas vidas emocional e instintiva, convivendo somente com sua mente.
– Centra-se na mente, busca conexão através do conhecimento especializado, destinando tempo e esforço intermináveis para o estudo e outras atividades mentais.
– Retarda emoções quando existem pessoas presentes; as emoções aparecem mais tarde quando sozinho e em segurança.
Pontos Fortes do Tipo 5.
– Possui capacidade de absorver conhecimentos profundos sobre determinado tema e tem facilidade para transmitir esses conhecimentos em detalhes para outras pessoas.
- É excelente em situações de trabalho que envolva planejamento.

TIPO 6
– Peca pelo medo. Não controla fantasias negativas. É reflexivo e prudente nas decisões. O pecado: o medo. A virtude a ser conquistada: a coragem.
Principais Características do Tipo 6: O Advogado do Diabo.
– Sempre desconfia dos motivos das outras pessoas, sobretudo de autoridades.
– Questiona a própria capacidade e é convencido de que um sucesso notório vai chamar a atenção de poderes hostis, que tenderão a deter os esforços.
– Receia agir em questões do seu próprio interesse, tendo problemas em finalizar tarefas. O pensamento substitui a ação, com o impulso de agir sobre uma boa idéia alternando para um intenso questionamento dessa mesma idéia.
– Uma dúvida pode questionar toda uma opinião estruturada. Um contratempo no projeto pode gradualmente anular meses de confiança. Possui uma mente cética e uma pequena suspeita pode levar a dúvida a florescer.
– A ansiedade tende a chegar ao máximo à medida que os objetivos se materializam, significando falta de confiança em si mesmos. A protelação se intensifica quando começam a se expor e a se aproximar do sucesso.
– Sente-se atraído por empregos em que a competição é minimizada e possa trabalhar assessorando um líder forte, ou empregos contrafóbicos, que envolvam perigo ou a defesa das causas dos oprimidos, como por exemplo, o brilhante tático empresarial que salva a firma e depois se afasta.
– Reage a empregos de muita pressão e que envolvam decisões imediatas e em que não seja possível qualquer preparação.
Pontos Fortes do Tipo 6.
– Ajusta-se bem a ambientes hierárquicos em que as linhas de autoridade e áreas problemáticas são claramente definidas.
– Identifica-se com causas de opressão e é capaz de esforços leais e sem recompensa por uma causa ou um ideal criativo.
Esse tipo se divide em:
Fóbicos: pessoas que necessitam sentir um nível minimizado de competição no emprego para que possam produzir bem. Contrafóbicos: pessoas que enfrentam o perigo, desafiando-o. São encontradas em empregos que envolvem perigo físico.

TIPO 7
– Planeja tudo pelo prazer e adora a liberdade. É narcisista e rejeita a idade. É criativo e inovador. O pecado: a intemperança ou gula. A virtude a ser conquistada: o equilíbrio ou temperança.
Principais Características do Tipo 7: O Epicurista.
– Tem necessidade de manter altos níveis de excitação, muitas atividades, coisas interessantes para fazer. Tem o desejo de estar emocionalmente por cima.
– Adora a excitação da aventura e a estimulação mental, e se sente mais vivo quando está se movimentando entre várias atividades fascinantes. Dispõe de muita energia física, empregada para manter o seu interesse vivo. Abandona uma atividade exatamente na hora em que começa a se cansar ou sentir uma ponta de enfado.
– Trabalha incessantemente, preferindo lidar com três ou quatro atividades de uma só vez. Abandona uma experiência antes de ficar saciado, a fim de garantir a continuidade de seu interesse.
– Reage às depressões ou às paralisações ligando-se a um fluxo estimulante de coisas interessantes a fazer, e se torna antiautoritário se, de alguma forma, sua liberdade é cerceada.
– Busca o prazer como forma de se afastar da dor e, por medo, move-se em direção às pessoas na tentativa de cativar e desarmar com graça e jocosidade.
– Cria múltiplas opções como forma de evitar o compromisso com um único curso de ação.
– Fica descontente com a rotina e com a restrição das possibilidades, uma vez que o projeto esteja solidificado.
Pontos Fortes do Tipo 7.
– É produtivo se designado para pesquisar novas idéias ou o ajuste de um projeto a uma dimensão maior.
– Com freqüência, encontra-se esse tipo entre escritores, editores e contistas. Teórico de um novo paradigma, é idealista, futurista e viajante internacional.
– Possui entusiasmo por possibilidades criativas e produção de novas idéias. Sabe contornar dificuldades, sobretudo no início de um projeto.
– Fica descontente com a rotina e com a restrição das possibilidades, uma vez que o projeto esteja solidificado.

TIPO 8
– Dá tudo por uma briga e tem sede de poder, mas é corajoso e ativo. O pecado: a luxúria. A virtude a ser conquistada: a inocência.
Principais Características do Tipo 8: O Patrão.
– Por ter tido uma infância combativa, em que os fortes eram respeitados e os fracos não, aprendeu a se proteger adquirindo uma sensibilidade requintada quanto às intenções negativas das outras pessoas e, por isso, sempre encontra justificativas para lutar contra pretensas injustiças.
– Pressiona para descobrir as verdadeiras motivações das pessoas, para ver se são justas, segundo sua visão.
– Identifica-se com conflitos, sentindo muito orgulho de sua disposição em defender os fracos.
– Testa sempre a imparcialidade e a aptidão da autoridade a que está subordinado.
– Sente segurança quando é capaz de controlar uma situação, tomando as decisões e fazendo com que outras pessoas lhe obedeçam.
– Pressiona os pontos sensíveis das pessoas sem reconhecer o dano. E sente pequenas omissões como traições de confiança.
– É sensível a qualquer tentativa de ordenar o seu comportamento, e ficará irritado e se rebelará até se livrar de interferências externas.
– Irrita-se e se entedia sem o desafio de uma posição para defender; por isso, qualquer motivo é suficiente para participar de uma luta e, assim, liberar uma quantidade enorme de energia.
Pontos Fortes do Tipo 8.
– É generoso, com tempo e energia para com amigos, e tem um vigor intenso para participar de eventos. Transmite esse vigor a todos os participantes da equipe.
– Trabalha arduamente e sem descanso até atingir os seus objetivos.
– É bom para quebrar tabus e alcançar metas consideradas impossíveis.

TIPO 9
– Peca pela preguiça, mas sabe esperar e conciliar os interesses. É adaptável, confiável e mão aberta. O pecado: a preguiça. A virtude a ser conquistada: a reta ação.
Principais Características do Tipo 9: O Mediador.
– É chamado de mediador porque sua ambivalência natural lhe permite concordar com qualquer ponto de vista, bem como não se comprometer com qualquer um deles. A aparente concordância não quer dizer verdadeiro envolvimento.
– As dificuldades em tomar decisões, expressar raiva e achar uma posição pessoal, se originam de serem esquecidos de si mesmos e terem os outros como agentes ativos em suas vidas.
– Perde contato com o que quer, deixando-se absorver por desejos alheios, desviando energia para afazeres secundários.
– Acreditando que sua posição vai ser desconsiderada, aprendeu a incorporar o entusiasmo dos outros como se fosse seu.
– Refugia-se na segurança de não saber o que quer, de não ter qualquer posição para defender, de ficar num limbo descomprometido, em que as decisões estão pendentes.
– É o mais teimoso tipo do Eneagrama. Os que o forçam ou tentam fazer com que tome uma posição, descobrem que ele cristaliza e se recusa a se mover.
– Os desejos dos outros são sempre mais urgentes que os seus. Fica completamente absorvido por problemas alheios.
Pontos Fortes do Tipo 9.
– Possui um talento especial para conhecer outras pessoas em profundidade. Sabe ouvir e compreender, sentindo o que é essencial na vida alheia.
– Bom profissional em empregos que dependem de rotinas, protocolos e monitoração de detalhes.
– Possui habilidade talentosa para mediação e é bom mantenedor da paz.



Abaixo tem um teste para você descobrir sua verdadeira personalidade, nenhuma pessoa gosta de ser rotulada, mais quando voce descobre sua personalidade você pode melhorar sua maneira de vida.

http://istoedinamica.terra.com.br/istoe/testes/teste_tipo_psicologico/abre.asp

Um comentário:

  1. Muito bom! Amei, não foi um simples ctrl+c+ctrl+v da wikipedia, deu para ver que houve uma pesquisa. Continue assim.

    ResponderExcluir